Quais são os principais tipos de Marketing para restaurantes e bares?

Na matéria abaixo abordaremos o conceito de marketing e debruçaremos na sua efetiva prática para negócios de alimentação.

Entender as oportunidades, tanto externas quanto internas, que temos para divulgar nossos estabelecimentos.


Conceito de Marketing

Primeiramente podemos definir Marketing como o conjunto de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para os clientes.

De origem inglesa, a palavra marketing foi utilizada na língua portuguesa sem tradução.

Uma tentativa foi traduzi-lá por mercadologia. No entanto, por “logia” significar estudo, não correspondia ao conceito maior que era marketing.

Dessa forma, a palavra foi empregada em seu original, tanto no Brasil como no Japão, França e Rússia.


O famoso conceito 4 P´s

Em 1960, Jerome McCarthy criou um marco para o entendimento do marketing, estruturando-o em Produto (Product), Preço (Price), Promoção (Promotion) e Praça, ponto ou distribuição (Place).

Produto

Os bens e serviços que um restaurante, bar, empório disponibiliza para o mercado.

Preço

O valor que o consumidor troca pela experiência ou benefício de adquirir seu produto.

Praça

Os lugares e canais onde o produto pode ter contato com os clientes. Horários e dias de atendimento, pontos e formas de venda.

Promoção

Estratégia de comunicação da empresa através de ações com publicidade, propaganda, links patrocinados, Fan Pages, etc.

Com o conhecimento sobre os 4 P´s e o conceito de marketing, vamos falar agora sobre seus principais tipos.


Tipos de Marketing

Branding

Branding é dos tipos de marketing para restaurantes

A tradução de brand é marca, então podemos entender branding como “trabalhando a marca”.

O restaurante define o seu conceito, posicionamento e propósito, de acordo com o público alvo que quer atingir.

Essa concepção determina a percepção que os clientes e futuros clientes tem do seu negócio, como ele é percebido pelo mercado consumidor.

É um restaurante com produtos de qualidade? Ambiente aconchegante? Cardápio elegante que destaca os produtos?


Marketing Digital

Trata-se da presença digital do seu estabelecimento e inevitavelmente, o canal onde todos consumidores estarão.

No segmento de gastronomia podemos dividi-los em 3 mais utilizados:

  • Marketing em buscadores (o famoso Google)
  • Marketing em redes sociais (as principais no momento são Facebook e Instagram)
  • Remarketing (o processo de divulgar para o cliente que já interagiu com sua marca)

Vamos à eles então:

SEM – Search Engine Marketing (marketing em buscadores)

Google é uma dos melhores canais de marketing para restaurantes e bares

É o marketing com o objetivo de posicionamento nas redes de pesquisa, entre eles, o conhecido por todos Google.

Dentro do Google, podemos destacar 3 principais posições e formatos onde sua marca pode aparecer:

  • SEO: Refere-se à um conjunto de ações para melhorar o posicionamento do seu site nas pesquisas orgânicas (resultados não pagos)
  • Links Patrocinados: São os resultados de pesquisa “amarelos” e com destaque quando buscamos uma informação no Google, anúncios que são comprados diretamente no Google
  • Google Meu Negócio: Um recurso recente do Google para os resultados de localização, mapa.

Com o aumento de acessos mobile (por celular) hoje em dias as pessoas desejam não só saber o site mas rapidamente a localização e horário de funcionamento.

Enquanto os Links Patrocinados são caros e o SEO muito concorrido, o Google Meu Negócio pode trazer um ótimo posicionamento para o seu restaurante, bar, supermercado ou empório.

Sua criação é gratuita e você pode aprender na matéria >> Como destacar seu restaurante ou bar no Google

Porém é importante, que além da criação, alguma pessoa fique responsável por gerenciar e atualizar com fotos e informações para melhores resultados.

Quanto mais dinâmico for seu negócio online, mais o Google entenderá que ele é um ótimo resultado para seus pesquisadores. Isso significa melhores posições nas buscas.

Caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato no nosso atendimento online (15) 98135-8099. 


Social Media Marketing (marketing em redes sociais)

Marketing em redes sociais para restaurantes e bares

Sem dúvida o marketing em redes sociais é também uma importante ferramenta no segmento de alimentação.

Nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, também há formas de destacar as suas publicações com anúncios pagos que alcançarão muito mais pessoas.

Os valores por anúncio diferem muito, de acordo com a segmentação e relevância (atratividade) da publicação.

Crie seu público alvo personalizado antes de contratar os anúncios. O Facebook está sempre oferecendo opções de anúncios, por isso tome cuidado para não gastar dinheiro sem resultado.

Destaque os pontos importantes do seu negócio. Tem uma fachada bonita? Publique. Tem fornecedores de qualidade? Deixe seu público saber.

Divulgue fotos de clientes ou do seu restaurante cheio. Os consumidores desejam ir onde tem movimento (chamamos isso de Prova Social, um dos mais fortes elementos de persuasão).

E lógico, invista muito em fotos bonitas dos seus pratos e bebidas, de preferência valorizando e descrevendo todos os ingredientes.


Remarketing

Remarketing para restaurantes e bares

Você já consultou um produto na internet e depois começou a vê-los em todas páginas que visitava?

Essa ação chama-se Remarketing e é uma prática para anunciar para aqueles que já visitaram seu site, mais utilizada por empresas que vendem produtos online.

É indicada para campanhas maiores, nas quais precisamos convencer o cliente pela insistência de algum produto, chamada ou evento.

Nela podemos customizar os comportamentos para os quais queremos anunciar, como por exemplo uma quase reserva ou uma desistência de compra na fase final do pagamento.


Vantagens do Marketing Digital

Há inúmeras vantagens na utilização do Marketing Digital em restaurantes e bares.

Quando fazemos anúncios em panfletos, outdoors ou jornais, os resultados podem ser mais rápidos mas a comunicação “morre” com a entrega dos impressos, sem contar o custo do papel.

Já quando fazemos uso de marketing digital através dos canais listados acima, estamos construindo uma base crescente.

Através das redes sociais ou do Google, estamos criando um ambiente digital da empresa, onde podemos divulgar um dia as informações de um evento e no outro dia a oferta de um novo prato.

Por isso é muito importante que quanto mais cedo sua empresa tiver presença digital nos principais canais, melhor.

Outra grande vantagem do Marketing Digital é a capacidade de análise e correção do curso em tempo real das ações planejadas.

Por isso é fundamental que seja feito um Planejamento de Marketing, ainda que simples, com roteiro e acompanhamento constante do que foi previsto e depois alcançado.


Marketing Direto e Outbound Marketing

Inbound e Outbound Marketing para restaurantes e bares

De uma forma objetiva, a ideia do Outbound Marketing ou marketing tradicional é ir atrás do cliente ativamente.

Esse tipo de marketing cresceu muito com o uso de propagandas no rádio, TV, jornais, revistas, mala direta, cartazes, etc.

No ambiente online ele é visto em anúncios de banners, pop-ups ou em propagandas no meio de um vídeo.


Inbound Marketing

No Inbound Marketing o plano é outro, despertar o interesse do cliente para que ele te procure.

Essa atração é conquistada através da geração e comunicação de conteúdos para o seu público.

É uma estratégia à médio prazo e também mais utilizada por empresas que vendem produtos online.

Restaurantes e bares podem fazer o Inbound Marketing com a criação de vídeos com receitas e dicas de gastronomia nas redes sociais, IGTV e no Youtube.

Um recurso novo que pode ser considerado Inbound Marketing são os conteúdos espontâneos, os famosos Stories.

Sua ideia é justamente compartilhar momentos que conectem pessoas (ou clientes) aos bastidores da sua vida (ou do seu negócio).

Se no Outbound a empresa cortar ou pausar o investimento ela some da mídia, no Inbound não. Isso porque seus conteúdos continuarão na internet.


Endomarketing

Endomarketing para restaurantes e bares

Você certamente já ouviu falar que 70% dos consumidores apontam o mal atendimento como principal motivo para não retornar à um estabelecimento.

E mais, talvez você nunca tenha pensado nisso, mas seus funcionários podem ser uma das ferramentas de marketing mais eficazes para o seu negócio.

Endomarketing são as estratégias de marketing destinadas a melhorar o relacionamento interno e o bem-estar dos colaboradores do seu negócio.

Assim, o objetivo desse conjunto de ações é gerar mais motivação, melhorar a produtividade e como resultado final conquistar mais clientes satisfeitos.

Mas como fazer isso? Separamos abaixo algumas ideias.

  • Planejando reuniões semanais ou criando um canal de comunicação interna, onde você poderá ouvir o que seus colaboradores dizem e também informá-los sobre lançamentos, conteúdos motivacionais e notícias
  • Valorize seus colaboradores buscando parcerias com outras empresas que oferecem descontos em um curso de idiomas ou academias por exemplo.
  • Considere dar dias de folga nos aniversários ou um horário mais flexível
  • Crie planos de Bonificação, mostrando que seu restaurante ou bar reconhece os seus esforços. Os prêmios podem ser viagens ou mesmo ingresso para o cinema
  • Ações como essas, estimulam a qualidade de vida e permite flexibilidade na vida pessoal, o que fará toda diferença na forma como seu colaborador enxerga a empresa
  • Acompanhe as satisfações dos seus colaboradores com pesquisas
  • Compartilhe as notícias boas e o crescimento do seu negócio com eles, para que eles se sintam partes e responsáveis pelo sucesso

Merchandising

Merchandising para restaurantes e bares

Muitas vezes também não utilizado, o Merchandising é também muito importante para restaurantes.

Ele é uma parte do marketing que permite ao cliente apresentar produtos e serviços física e psicologicamente dentro e fora do seu negócio.

Seu objetivo é facilitar a seleção de pratos e bebidas com maior margem de lucro, razão pela qual um bom merchandising é essencial. Vamos conhecer alguns deles?


Decoração

Além de ter o poder de atrair as pessoas para o restaurante, uma decoração e iluminação adequadas podem influenciar no tempo de permanência.

Podem também influenciar no aspecto da comida e no ambiente, intensificando cores, reproduzindo texturas e agradando os olhos do cliente.

Restaurantes de fast food, pela sua praticidade, tem uma iluminação mais intensa e clean. Já os mais sofisticados, uma iluminação mais trabalhada e focada no prato, uma vez que a intenção é fazer com que o cliente permaneça bastante tempo e tenha uma grande experiência.


Utensílios

Pratos, copos e talheres fazem parte do merchandising para restaurantes e devem ser consistentes com o tipo e a qualidade da comida servida.

Não valorizaremos a lagosta se a servimos em um prato de plástico.


Cardápio

Sem dúvida uma das principais ferramentas de Merchandising para restaurantes e bares.

Aplique a importante técnica da Engenharia de Cardápio (clique aqui para ler a matéria) e destaque os produtos com maior margem.

Estudos mostram que um cliente leva cerca de três minutos para ficar impressionado com o cardápio, se você não fizer isso nesse momento, não conseguirá depois.

Além disso, o cardápio juntamente com o ambiente vão determinar como o cliente “percebe” seu restaurante. Valorize-o. 


Localização dos produtos

Coloque produtos em locais visíveis que possam influenciar os seus clientes. Um ótimo exemplo são as garrafas de vinho colocadas sobre as mesas.


Fotografias

Desperte o apetite dos seus clientes com quadros e fotos apetitosas dos seus principais produtos exibidos na parede.


Cartazes

Mais comum em restaurantes fast-food, divulgam os pratos e as promoções da semana.


Displays na mesa

Disposição de displays, com ou sem acrílico, nas mesas com informações sobre produtos estratégicos do restaurante ou bar, como por exemplo sobremesa ou bebidas, ajudam efetivamente a aumentar as vendas.


Prateleiras e vitrines

Organizar as garrafas de uma forma elegante e atraente facilita a visão e consumo do cliente.

Esta forma de merchandising para restaurantes também é amplamente utilizada em estabelecimentos especializados em carnes, mostrando os diferentes tipos de cortes oferecidos.


Degustações

Degustações dentro do estabelecimento também são consideradas ferramentas de Merchandising.

Além de agradarem os clientes e gerarem positivos comentários, s]ao utilizadas para apresentar novos pratos, cardápios ou bebidas.