Os temperos, principalmente aqueles que são ervas, têm a capacidade de promover um golpe de frescor antes de servir um prato ou adicionar uma deliciosa profundidade de sabor ao longo do cozimento de qualquer preparo.

De modo geral os temperos verdes podem ser classificadas como lenhosos e amadeirados, como alecrim e tomilho ou suaves, como manjericão, coentro e salsa.

Os primeiros são mais duros e geralmente muito poderosos para serem consumidos crus. Em vez disso, costumam ser cozidos para dar sabor e muitas vezes são removidos do prato antes de servir.

Já os temperos “suaves” não são tão fortes quanto os lenhosos e podem ser consumidos tanto crus em saladas como em alimentos cozidos.

Vamos conhecê-los um a um? Descubra quando usar os 10 temperos mais comuns:


Como usar temperos


1. Cebolinha

Tempero Cebolinha
Tempero Cebolinha

Como membro da família da cebola, a cebolinha tem um sabor similar mas ainda mais delicado. Ótima para salgadinhos, a cebolinha pode adicionar um acervo de frescura aos pratos salgados.

Elas são comuns na culinária francesa e combinam melhor quando servidas com batatas, ovos e queijos. Use a cebolinha para animar uma salada de batata, servir com queijo de cabra ou colorir seus ovos com torrada de manhã.


2. Orégano

Tempero orégano

O orégano é uma erva suave e macia que se comporta como uma dura. Com o seu forte sabor, combina bem com carnes vermelhas, vegetais cozidos lentamente e pratos de massas.

Ele também faz parte de uma grande quantidade de receitas clássicas italianas, sendo um importante pilar em clássicos como pizza, calzone, espaguete e almôndegas.


3. Salsinha

Tempero Salsinha

Com sabor amargo e fresco a salsinha talvez seja o melhor tempero para pratos ricos, o acabamento perfeito para a maioria das receitas, seja da massa ao cordeiro assado, passando pelo estrogonofe de carne, peixe grelhado, até uma omelete de café da manhã.

Versátil, a salsinha também fica ótima em pratos de macarrão, peixe e frango ou combinada com batatas. Nós adoramos!


4. Hortelã

Existem muitos tipos diferentes, mas as variedades mais comuns frescas vão muito bem com frutas: experimente sobre a salada de frutas ou abacaxi grelhado.

Além disso, o hortelã é excelente em saladas salgadas, combinado com ervilhas, peixes ou pratos que usam iogurte como ingrediente refrescante.


5. Tomilho

Tempero Tomilho

É um ingrediente muito popular em guisados e também fica delicioso quando assado com carne ou vegetais como abóbora, alho-poró e cenoura.

É um excelente complemento para pratos que são cozidos lentamente, adicione-o aos preparados com feijão e carnes, como as receitas de cordeiro.


6. Manjericão

Tempero Manjericão

O popular tempero italiano fica excelente no pesto, em carnes brancas, combinado com frutas (como framboesas e morangos) ou batatas.

Apenas lembre-se de adicioná-lo no final do cozimento para não arruinar o sabor.

O manjericão também é tempero ideal para pratos de massas e saladas, ótima combinação para ovos, tomates cereja maduros, mussarela, alho, berinjelas, alcachofras, vinagre balsâmico e frutos do mar.

Experimente usá-lo no molho do espaguete ou na bruschetta com tomates maduros.


7. Alecrim

Tempero Alecrim

O alecrim é geralmente um tempero usado em pratos com tempo de cozimento mais longo.

Seus talos também são ótimos para agregar sabor a sopas e guisados, batatas e carnes assadas (como frango, porco e salmão), pães como focaccia, tortas e cozidos.

Você também pode usar os talos de alecrim para grelhar vegetais. Combina com tomates, espinafre e cogumelos, além de o tempero também casar perfeitamente com drinques à base de gim.


8. Sálvia

Tempero Sálvia
Tempero Sálvia

Com um sabor ligeiramente picante a sálvia é excelente com frutas e vegetais doces, como maçãs e abóbora, mas também adiciona frescor aos preparos com queijos.

E não é preciso se preocupar com excesso de cozimento; o sabor deste picante tempero se mantém mesmo quando cozido por longos períodos de tempo.

Incrivelmente aromática, a sálvia vai muito bem com sabores profundos, como a cebola, o queijo cheddar e as costeletas de porco.


9. Coentro

Tempero Coentro

Com um sabor cítrico, leve e doce, o coentro é uma ótima erva para enfeitar pratos acabados.

Amplamente utilizado na cozinha latino-americana e mexicana, do guacamole ao ceviche, é combinação perfeita para pimenta, abacate e ovos.

O coentro também é a erva ideal para adicionar sabor fresco à culinária asiática e muitas vezes é comparada com hortelã. Experimente em molhos curry, saladas, sopas e caldos.


10. Dill

Tempero Dill

A erva se parece muito com o funcho mas tem um sabor ligeiramente diferente.

Como tempero o Dill é usado em todo o leste da Europa, da Escandinávia até a Grécia. É considerada uma erva perfumada que fica deliciosa com peixes e em particular com salmão defumado.

Experimente também em saladas com batata, ovos, cenouras e pepinos e até mesmo misturado com iogurte.


Gostou da matéria? Ficou faltando algum tempero que gostaria de saber mais informações? Por favor, nos envie um e-mail no contato@guiachef.com.br.

Gostaríamos muito de saber sua opinião!