Gestão
Início Colunistas Guia Chef Festa Japonesa é atração em Sorocaba no mês de Julho

Festa Japonesa é atração em Sorocaba no mês de Julho

1179
Festa Japonesa em Sorocaba
Festa Japonesa em Sorocaba. Foto: Cruzeiro do Sul

Se você admira a cultura japonesa e deseja uma nova programação no final de semana, temos uma boa sugestão de passeio.

A tradicional Festa da Colônia Japonesa na praça Kasato Maru ocorre na cidade de Sorocaba no final de semana dos dias 27 e 28 de julho (sábado e domingo), das 12h às 22h.

Organização

Na sua 11ª edição, o evento é famoso em Sorocaba por oferecer variadas opções gastronômicas e culturais e ser organizado pela própria equipe da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens).

Com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), participarão do evento também diversas entidades assistenciais da cidade.


Gastronomia

Sashimis estarão presentes no menu da Festa da Colônia Japonesa em Sorocaba

Na festa não faltarão comidas típicas. No cardápio das entidades assistenciais estão prato frios como sashimi, sushi e pratos quentes como guioza e yakissoba.

Quem for passear no final de semana também conhecerá um pouco da indumentária oriental, por meio de um bazar com produtos japoneses como futons, facas, animes e roupas.


Confira ótimas opções de restaurantes japoneses na cidade de Sorocaba


Curiosidade

Grupo de imigrantes japoneses que embarcou no Kasato Maru. Foto: http://museudaimigracao.org.br

A festa celebra a chegada do navio Kasato Maru, que atracou no Brasil com os primeiros imigrantes japoneses há 111 anos.

Poucas pessoas sabem, mas o navio Kasato Maru foi originalmente um navio russo chamado Kazan que foi utilizado como navio-hospital durante a Guerra Russo-Japonesa. Ao final da guerra, foi repassado para os japoneses como indenização de guerra.

Sobre a posse dos japoneses, foi adaptado para ser um navio de passageiros e retornou de volta ao Japão com os soldados que batalharam na Manchúria.

Após ser utilizado no transporte para países como Havaí, Peru e México, em 1908, fez a sua primeira viagem para o Brasil (a viagem durou por volta de 52 dias).


Informações Festa Japonesa em Sorocaba

Entrada: Gratuita

Dia: 27 e 28 de Julho

Endereço: Parque Kasato Maru – Av. Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz – Campolim

Mais informações: (15) 3231-3015

× Dono de restaurante?