equipe de sucesso em restaurante
Equipe de sucesso para restaurantes

É recorrente ouvirmos que o mundo mudou, o consumidor mudou, algumas profissões irão desaparecer e toda a sorte de comentários amedrontadores sobre o futuro.

Isso tudo é verdade, mas de que forma podemos nos alinhar a esse futuro e projetar nosso negócio para o sucesso? Você está preparado?

No mundo contemporâneo não é mais suficiente a boa gestão financeira ou a qualidade dos produtos utilizados nos processos.

Isso independe do tamanho da sua empresa. O grande desafio reside na gestão de pessoas: recrutamento, seleção, treinamento, integração e acompanhamento do colaborador no desenvolvimento de suas funções.

Dessa forma, o primeiro passo, para o desenvolvimento de uma empresa de sucesso deve ser dado pelo empreendedor.

Escrever Missão, Visão e Valores do negócio é um bom começo. Textos simples de fácil entendimento, que transmitam ao colaborador de forma clara, o papel da empresa na sociedade ou na região em que está instalada, onde a empresa pretende chegar e como pretende chegar.

Para alguns pode parecer irrelevante, mas lembrem-se, pessoas precisam sentir que pertencem a algum grupo, que fazem a diferença, que contribuem de alguma forma para melhorar o mundo em que vivemos.

Quando o colaborador é afetado por essa “ideia”, naturalmente há um fortalecimento de sua autoestima, de tal forma que se abrem caminhos para novos aprendizados e, acreditem, é contagiante.

Antes de delinear requisitos exigidos pelo cargo, estabelecer plano de carreira, salários e benefícios, o empreendedor contemporâneo não deve se pautar apenas por desafios como urgência, dificuldade de encontrar profissionais ou até mesmo ausência de ferramentas.

As habilidades que merecem atenção, como nunca antes vistas, serão as das esferas cognitivas e emocionais.

Lógico que as habilidades específicas de manusear uma determinada máquina ou equipamento, muitas vezes uma graduação ou pós graduação são de extrema importância para determinados cargos.

Porém as habilidades das esferas cognitivas e emocionais deverão ser integradas a essa visão mais ortodoxa, no sentido de torná-la mais ampla no entendimento do ser humano contemporâneo, que com certeza será seu futuro colaborador.

Habilidades do futuro

As principais habilidades observadas pelos processos seletivos nos profissionais que se candidatam a postos de trabalho são:

  • Resolução de problemas complexos
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Gestão de pessoas
  • Coordenação com os outros
  • Inteligência emocional
  • Tomada de decisão
  • Orientação de serviços
  • Negociação
  • Flexibilidade

Existem no mercado muitas ferramentas que perfilam candidatos: algumas caras e outras nem tanto, mas a escolha por uma ou outra ferramenta está afeta a escala do seu negócio.

Outra forma de conhecer melhor seus candidatos é através de uma prática milenar e quase que completamente esquecida: a observação.

Somos diuturnamente bombardeados por muita informação, o que sugere que: não conseguimos absorvê-las nem tão pouco aplicá-las.

Observe com cuidado cada candidato, procure saber um pouco mais sobre eles, quais são suas ambições e propósitos, se tem família ou não etc. pode parecer superficial, mas se você conseguir olhar, pelo menos um pouco, “fora da caixa”, você fará descobertas incríveis.

Equipe de sucesso para bares

O constante aprimoramento dos empreendedores é parte do caminho para o sucesso.

Recentemente participamos do curso “Mentalidade do Desenvolvimento Continuado”, com os Professores Leandro Karnal e André Duhá pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em que foi apresentado o conceito de “Lifelong Learning”.

O aprendizado acontece durante toda a nossa vida independente da idade. Aprendemos nos lugares mais inusitados e com pessoas também inusitadas.

Se atualize, busque informação sobre o que acontece no mundo e ao seu redor, aplique seus conhecimentos, reflita sobre onde você, empreendedor, está e onde vai querer estar no futuro, observe seu negócio, seus colaboradores e seja claro.

Normalmente você sabe o que disse, mas você não pode garantir que as pessoas entenderam o que você disse, portanto certifique-se.

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