Como treinar funcionários no restaurante

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Como Treinar Funcionários No Restaurante

Afinal, como treinar funcionários no seu restaurante ou bar?

O chef e consultor Jonatas Mascarenhas escreve para o portal Guia Chef com um método de quatro etapas que inclui o preparo, apresentação, prática e acompanhamento de um correto treinamento no segmento:


1° Etapa Preparar

Esta etapa é umas das mais importantes do processo de treinamento.

Ela envolve tanto o planejamento do treinamento do funcionário quanto o preparo do local onde o funcionário será treinado (limpeza organização, etc.) e a explicação de como o treinamento será conduzido.

O planejamento do treinamento dos funcionários é da responsabilidade do gerente e deve ser feito em dias pré-estabelecido.

Ele deve incluir: o nome de todos os funcionários que estarão sendo treinados na semana, em que estações estarão trabalhando, quem será o treinador e em que dias estarão sendo avaliados.

O resultado do treinamento dependerá da aplicação e da execução deste plano de treinamento. Um bom relacionamento entre o treinador e o funcionário é fundamental para que as informações passadas a ele tenham um efeito positivo.

Não esqueça de preparar o funcionário para situações constrangedoras, como clientes irritados ou um acidente no salão.


2° Apresentar

Como treinar funcionários no restaurante

Ao apresentar determinado assunto é imprescindível a forma como será conduzido.

Esta forma estará relacionada com algumas características que o gerente deverá ter, como por exemplo: a sua postura em relação às pessoas, o tom de voz (nem muito alto nem muito baixo) e a dinâmica usada.

Esta etapa envolve a explicação e demonstração. É preciso ensinar e demonstrar os procedimentos corretos, pois o funcionário grava na mente as primeiras informações que recebe.

A apresentação do trabalho envolve os “comos” e “porques” de cada procedimento.

É importante que nesta etapa sejam demonstradas situações em que o funcionário perceba a necessidade de dar atenção especial ao cliente, deixando claro que a satisfação total do cliente depende desta atitude.

O treinador deve levar o funcionário até o local onde irá trabalhar e explicar-lhe os pontos mais importantes sobre os produtos equipamentos e procedimentos.

Faz parte desta etapa explicar ao funcionário os procedimentos de higiene e sanitização necessários para trabalhar em seu setor, bem com os cuidados a serem tomados para evitar acidentes de trabalho.

Depois de ter apresentando a estação ao funcionário, o treinador deve mostrar a ele passo a passo explicando o que está fazendo e por quê.

Peça ao funcionário para ir acompanhado sua demonstração com a leitura do fluxo de trabalho da estação para reforçar a seqüência.


3° Praticar

Depois de ter demonstrado como trabalhar no setor, deixe que o funcionário pratique.

Peça para ele ir explicando o que está fazendo á medida que for executando cada passo. Se o funcionário cometer algum erro, corrija-o explicando qual é o procedimento correto e porque ele é importante.

Coloque algumas situações em que o funcionário possa tomar decisões quando o atendimento não estiver dentro dos padrões de qualidade, encorajando-o a tomar a decisão para resolvê-las.

Quando o funcionário executar procedimentos corretos, reforce com reconhecimento positivo, elogiando a limpeza que ele mantém ou o bom atendimento que dá a um cliente.


4° Etapa Acompanhar

Este é o último passo do processo de treinamento.

Depois de que o funcionário tiver tido tempo suficiente para praticar, o gerente deverá aplicar avaliar o funcionários para ter certeza de que o funcionário está seguindo os procedimentos corretos e está trabalhando dentro dos padrões pré-estabelecidos para aquele setor.

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