Voce está ou é a crise?

crise em restaurantes e bares

Voce está ou é a crise?

Vejo muitas pessoas falando em crise e em como isso afeta sua vida e como consultor na área de gastronomia fico meio desconfiado com certo dizeres que se tornam bordões no dia a dia dos empreendedores da área de bares e restaurantes. Não háduvida que existe uma crise, aliás algumas crises acontecendo não só no brasil como no mundo todo, porem alguns fatos devem ser analisados antes de colocar a culpa na crise e entregar os pontos;

1- O único modo de se obter o necessário para viver é por meio da compra! No sistema capitalista aonde a grande maioria das pessoas não planta e não pratica escambo a única forma de conseguir o necessário para a subsistência e por meio da compra, portanto ainda que as pessoas tenham menos dinheiro elas vão consumir.

2- Muitas empresas estão despreparadas para atender o cliente, e mesmo antes da crise já não tinham sua fidelidade, e agora que o cliente seleciona de forma mais rigorosa o que vai consumir as mesmas sofrem e perdem ainda mais clientes para aquelas que aproveitaram épocas de desenvolvimento econômico para se tornar mais competitivas.

3- O cliente mudou, e você mudou também? O cliente de gastronomia mudou, aprendeu a consumir melhor e compra qualidade ao invés de quantidade, quer produtos melhores por preços justos. Já a maioria dos restaurantes oferece as mesmas coisas e muitas vezes com o pretexto da crise ainda diminui a qualidade dos produtos acham que o cliente bobão não vai perceber! Será?

4- Os concorrentes estão melhores e você? Uma nova safra de jovens empreendedores está chegando no mercado eles são inovadores, estão conectados ao cliente atual muitos têm formação e experiência na área, e você? Quanto você evoluiu nos últimos anos?

5- A solução pode estar muito perto de vc! Já faz muito tempo que Peter Senge, grande guru dos negócios e pai do pensamento sistêmico nos disse – “A única fonte sustentável de geração de diferencial está no ser Humano!”

Ou seja a única forma de melhorar a sua empresa e por meios de quem trabalho nela. Seus colaboradores podem ser uma fonte de melhoria continua constante se sentirem que seu trabalho vai ser reconhecido e que tem oportunidade de crescimento dentro da empresa.

Enfim muito ainda pode ser dito no que diz respeito a crise e o impacto dela no mercado gastronômico e de restaurantes, porem devemos lembrar que no mar agitado enquanto alguns se afogam outros procuram grandes ondas pra surfar!

Qual desses você é?

Desista do pessimismo e acredite no potencial da sua empresa!

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