redução

Redução na gastronomia

Uma palavra que está na boca do povo agora é a famosa “redução“. É redução pra lá e pra cá, redução disso ou daquilo. Então, vocês sabem ao pé da letra o que significa “reduzir” na culinária?

Bem, o termo significa ” diminuir pela fervura ou quantidade de líquido”. Mas, como assim? É o seguinte: quando você quer que seu molho tenha uma textura cremosa e sabor reforçado, você faz essa “redução”, para que assim, obtenha uma maior quantidade de sabores e aromas possíveis no preparado, pois o líquido evapora e com isso ganha corpo e retém o que interessa daqueles ingredientes ali colocados. Hoje em dia, você já encontra nas prateleiras de alguns supermercados algumas reduções prontas em embalagens apropriadas para sua decoração nos pratos. As mais comuns são as de aceto balsâmico, ou de aceto com algum outro sabor acrescido: como framboesa, trufas e mel. As variedades são infinitas. No Brasil, o preço dessas reduções prontas é bem puxado, mas aqui na Espanha pode-se comprar uma embalagem de 300ml por 2 euros cada. O bom mesmo é aprender e fazer em casa. Não é difícil.

Cursos de Gastronomia IGA

Fonte: http://sergioviegasgastronomia.blogspot.com.br/2009/06/reducao.html

Já conhece nosso aplicativo Guia Chef? Aproveite gratuitamente promoções e benefícios nos melhores restaurantes, bares e pizzarias de Sorocaba