Receita de Panqueca para marinheiros de primeira viagem

 

Hoje resolvemos postar uma receita de panqueca super explicada, essa é para você que sempre quis saber como fazer panqueca e no final desistiu por achar complicado demais. Incluímos aqui dicas sobre como preparar uma panqueca pela primeira vez e o mais importante, a receita detalhada da massa de panqueca.

Primeiro é preciso dizer que panqueca é um daqueles pratos que se faz se de olhos fechados e sem receita, porém só depois de prepará-la duas ou três vezes.

Nesta receita vamos preparar a mais tradicional das panquecas, a de carne. Basicamente carne de boi moída, azeitona e ovo. A questão é que uma vez dominada a massa você poderá preparar não só panqueca de carne, poderá usar o recheio que quiser e preparar também panqueca de frango, panqueca americana, ou mesmo panqueca doce.

Lembrando que essa é a nossa versão de panqueca (nossa falando de Brasil e América do sul), na América do Norte as panquecas são doces e ao invés de recheadas são cobertas com mais doce!!!

Vamos à nossa receita de panqueca de carne

Ingredientes

  • 1.3 copos de farinha de trigo
  • 1 copo de leite integral
  • 4 ovos
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola pequena
  • 1 colher de azeite
  • 400g de carne moída (patinho)
  • 10 azeitonas (verdes ou pretas)
  • 3 colheres de sopa de extrato de tomate
  • Cebolinha a gosto
  • 100g de queijo parmesão (ralado)

Preparo

Passo1

Bata em um liquidificador o leite, a farinha, 2 ovos (guarde os outros dois para o recheio), a manteiga e 1/3 de uma colher de café de sal. Coloque o leite primeiro e só depois a farinha, isso facilita o trabalho do liquidificador.
ingredientes panquecamassa panqueca
Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos enquanto prepara o recheio.

Passo2

Coloque os outros dois ovos para cozinhar em água fervente por 10 minutos.
ovos vermelhos cozinhando

Passo3

Pique a cebola finamente e refogue-a no azeite em uma panela média no fogo alto. Espere a cebola começar a dourar e então coloque a carne moída. Frite a carne até ficar bem soltinha, mantenha o fogo alto para evitar acumular água o que cozinharia a carne ao invés de fritar.
cebola e alho refogadoscarne moída refogada

Passo4

Desligue o fogo, acrescente o extrato de tomate, as azeitonas picadas e sem caroços, a cebolinha picada e os ovos cozidos também picados.
carne moída com extrato de tomate
recheio de panqueca de carne
Reserve o recheio na panela tampada.

Passo5

Agora vamos fritar a massa, para isso o ideal é usar uma frigideira de borda larga e antiaderente. Se você não tiver uma à mão, escolha a mais parecida e neste caso unte com manteiga sempre antes de preparar uma nova massa.
Esquente a frigideira por alguns segundos, o ideal é preparar a massa com a frigideira não muito quente. Para testar a temperatura jogue algumas gotas de água na frigideira, elas devem evaporar em 2 ou 3 segundos, se evaporarem imediatamente significa que a frigideira está muito quente.

Passo6

Despeje a massa na frigideira fora do fogo, você pode usar uma concha de feijão como medida padrão para garantir massas do mesmo tamanho. Lembre que quanto mais fina a massa mais gostosa será a panqueca, porém massas muito finas partirão com facilidade, o segredo é encontrar a espessura ideal, algo em torno de 1 a 2mm.
fritando a massa de panqueca
fritando a massa de panqueca

Passo7

Espalhe a massa por toda a frigideira com movimentos lentos. Assim que cobrir toda a superfície volte a frigideira para o fogo médio e aguarde endurecer, à medida que cozinha a cor da massa vai passando do branco ao creme.
fritando a massa de panqueca

Passo8

Passados de 20 a 30 segundos a massa estará no ponto para virar, neste ponto ela já deve estar totalmente solta da superfície da frigideira. Vire a massa com a ajuda de uma espátula e deixe assar do outro lado por mais 30 segundos.
fritando a massa de panqueca
A massa perfeitamente assada deve ter alguns pontos marrons, quase queimados, como na foto abaixo:
DSC01926

Passo9

Preparadas todas as massas vamos montar as panquecas. Coloque uma massa aberta sobre uma superfície de trabalho e espalhe em linha reta próxima à sua borda 4 colheres de sopa de recheio. Lembre-se que a quantidade de recheio depende do tamanho da massa e este por sua vez depende do tamanho da frigideira.
recheando panqueca de carnepanqueca de carne com recheio

Passo10

Comece a enrolar a panqueca com as mãos começando da borda mais próxima ao recheio.
enrolando panqueca
panqueca de carne pronta

Passo11

Espalhe um pouco de molho de tomate, molho ao sugo ou mesmo um extrato de tomate diluído em água sobre as panquecas já recheadas e cubra com queijo parmesão ralado.
panqueca de carne com molho de tomates
panqueca de carne com molho de tomates e queijo

Passo12

Leve-as apenas para gratinar no forno até que o queijo esteja derretido.
Receita de panqueca

Créditos: https://www.casalcozinha.com.br/receita/receita-de-panqueca/

Gestor de restaurante? Clique aqui