Essa é uma receita de uma panqueca sem glúten que fica muito próxima à tradicional. Hoje resolvemos prepará-la com um recheio de muçarela, presunto e milho verde cozido, mas você pode rechear com uma infinidade de ingredientes, incluindo opções doces.

Vamos à nossa receita da nossa Panqueca sem glúten

Ingredientes

  • 1/2 copo de farinha de arroz
  • 1 copo de leite integral
  • 2 ovos
  • Sal a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 100g de queijo parmesão (ralado)
  • 1/2 copo de fécula de batata
  • 1/4 de um copo polvilho doce
  • 8 queijos polenguinho light
  • 1/2 lata de milho verde
  • 200g de presunto (picado em quadrados de 1cm)
  • 2 tomates médios (picado em quadrados pequenos)
  • 1 colher de sopa de azeite

Preparo

Passo1

ingredientes panqueca de presunto

Prepare o recheio misturando o milho, o tomate e o presunto. Tempere com orégano a gosto, uma pitada de sal e 1 colher de azeite. Misture tudo e reserve.
recheio da panqueca de presunto

Passo2

Bata em um liquidificador o leite, a farinha de arroz, a fécula, o polvilho, 2 ovos, a manteiga e 1/3 de uma colher de café de sal. Coloque o leite primeiro e só depois os demais ingredientes.
massa panqueca
Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos enquanto prepara o recheio.

Passo3

Para preparar a massa o ideal é usar uma frigideira de borda larga e antiaderente. Se você não tiver uma à mão, escolha a mais parecida e neste caso unte com manteiga sempre antes de preparar uma nova massa.
Esquente a frigideira por alguns segundos, o ideal é preparar a massa com a frigideira não muito quente. Para testar a temperatura jogue algumas gotas de água na frigideira, elas devem evaporar em 2 ou 3 segundos, se evaporarem imediatamente significa que a frigideira está muito quente.

Passo4

Despeje a massa na frigideira fora do fogo, você pode usar uma concha de feijão como medida padrão para garantir massas do mesmo tamanho. Lembre que quanto mais fina a massa mais gostosa será a panqueca, porém massas muito finas partirão com facilidade, o segredo é encontrar a espessura ideal, algo em torno de 1 a 2mm.
fritando a massa de panqueca
fritando a massa de panqueca

Passo5

Espalhe a massa por toda a frigideira com movimentos lentos. Assim que cobrir toda a superfície volte a frigideira para o fogo médio e aguarde endurecer, à medida que cozinha a cor da massa vai passando do branco ao creme.
fritando a massa de panqueca

Passo6

Passados de 20 a 30 segundos a massa estará no ponto para virar, neste ponto ela já deve estar totalmente solta da superfície da frigideira. Vire a massa com a ajuda de uma espátula e deixe assar do outro lado por mais 30 segundos.
fritando a massa de panqueca
A massa perfeitamente assada deve ter alguns pontos marrons, quase queimados, como na foto abaixo:
DSC01926

Passo7

Preparadas todas as massas vamos montar as panquecas. Coloque uma massa aberta sobre uma superfície de trabalho e espalhe em linha reta próxima à sua borda 4 colheres de sopa de recheio. Lembre-se que a quantidade de recheio depende do tamanho da massa e este por sua vez depende do tamanho da frigideira. Em cada panqueca coloque 1 queijo Polenguinho.
recheando a panqueca de presuntopanqueca de presunto recheada

Passo8

Leve-as apenas para gratinar no forno até que o queijo esteja derretido.
Panqueca sem glúten

Agora é aproveitar a sua panqueca sem glúten! Bom apetite!