Anunciante

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

O CicloVivo apoia esta causa e em todas as segundas-feiras divulgamos uma receita prática sem carne, para incentivar os nossos leitores a experimentarem novos pratos e conhecerem mais opções culinárias.

O prato de hoje é: Penne de milho ao molho de castanhas de caju com cogumelos marinados

Ingredientes

Para os cogumelos marinados:

– 2 xícaras de cogumelos paris frescos

– 1/4 de xícara de shoyu

– 1/4 de xícara de azeite de oliva extra virgem

– 2 colheres (sopa) de ciboulette finamente picada

Para o molho e massa:

– 1 xícara de castanhas de caju cruas, sem sal

– 1 xícara de água de coco natural

– 1 colher (sopa) de suco de limão

– 1/4 de colher (chá) de alho picado

– 1 colher (sopa) de salsinha picada

– 1 colher (chá) de sal marinho

– 500 g de penne de milho, ou de arroz

Modo de Preparo:

Cogumelos marinados:

Lave cuidadosamente cada cogumelo em água corrente, retirando a terra e as impurezas. Escorra-os bem e corte-os em lâminas finas. Coloque-os em uma tigela e misture o restante dos ingredientes. Deixe marinar e reserve.

Molho e massa:

Cubra as castanhas de caju com água filtrada, fria, e deixe-as de molho durante 8 horas. Escorra a água e descarte-a. Coloque as castanhas no liquidificador com a água de coco e processe. Adicione o suco de limão, o alho, a salsinha e o sal. Bata novamente até obter um creme homogêneo.

Em uma panela grande, leve ao fogo cerca de 5 litros de água filtrada temperada com um pouco de sal. Quando levantar fervura, acrescente a massa e cozinhe-a até que fique al dente. Escorra a massa e misture delicadamente o creme de castanhas de caju. Coloque nos pratos e sirva com os cogumelos marinados por cima.

Dica – Para preparar o molho mais rapidamente, cubra as castanhas de caju com água fervente por 30 minutos. Escorra e utilize-as no preparo.

Rendimento: 4 porções

Comentários do Facebook