Pasta de grão de bico – Receita Árabe

Já fez pasta de grão de bico?

Receita de Pasta de Grão de Bico

– O Homus, mais conhecido no Brasil como “pasta de grão de bico” é uma tradicional e saborosa receita da culinária árabe. 100% vegan, livre de produtos de origem animal, o homus é fácil de fazer, super nutritivo e pode acompanhar diversos alimentos. Ele pode servir como recheio de sanduíches com pão árabe ou francês, pode acompanhar um delicioso quibe vegetariano, pode servir como antepasto para biscoitos e torradinhas. Seu gosto é marcado pela presença do alho e do limão, mas também pela pasta de amendoim chamada Tahine que faz parte da receita tradicional.

Receita de Homus

Vejamos como fazer a pasta de grão de bico:

Ingredientes:

  • 300 gramas de grão de bico cozido em água com sal. Após o cozimento deve ser retirada a pele dos grãos!
  • 1/2 xícara da água do cozimento dos grãos.
  • 4 colheres de sopa de Tahine (pasta de gergelim, encontrada em empórios árabes).
  • 2 dentes de alho.
  • Suco de 1 limão.
  • Sal e azeite a gosto.

Modo de fazer:

Deixe o grão de bico de molho durante uma noite para amolecer e facilitar o cozimento no dia seguinte. Cozinhe os grãos em panela de pressão ou panela comum, lembrando que a primeira é sempre mais rápida! Após o cozimento retire a pele dos grãos. Coloque a água no liquidificador e pouco a pouco vá batendo os grãos, até que se forme uma pasta homogênea. Se for necessário acrescente mais água do cozimento. Acrescente o Tahine, os dentes de alho, o limão, o azeite e o sal. Bata tudo no liquidificador e deixe na geladeira até o momento de servir!

Tempo de preparo: 45 minutos para o cozimento e 15 minutos para o preparo.

Benefícios nutricionais: O grão de bico é rico em fibras e contribui para a redução do colesterol. Contém ferro, que é bem aproveitado pelo organismo, magnésio e também proteínas, com qualidade superior às demais leguminosas. Não contém nada de gordura e nem de colesterol. E não para por aí! Contém ácido fólico, vitaminas do complexo B e boa quantidade de cálcio. Contém também triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar e felicidade.

Descontos e promoções gratuitos no seu celular em restaurantes de Sorocaba? Baixe agora nosso aplicativo e aproveite!

Gestor de restaurante? Clique aqui