Mitos e verdade sobre o feijão

Incluir o feijão na dieta é uma oportunidade de fornecer fibras, ferro e proteínas. Reunimos alguns mitos e verdades sobre esse alimento que é a preferência nacional dos brasileiros, confira:

1. Feijão engorda?
O consumo de feijão em quantidades adequadas não engorda. Para que este grão possa ser incluído na dieta sem peso na consciência, o importante é ficar atento ao tamanho da porção. Além disto, moderar na quantidade de gordura utilizada no preparo do feijão também ajuda para se obter uma receita menos calórica. A dica é colocar no prato, diariamente, pelo menos uma porção de feijão, para deixar a dieta mais completa em proteínas, ferro e fibras, sem comprometer o peso.

2. Feijão provoca flatulência?
Se consumido em pequenas quantidades, o feijão não provoca gases, por isto, é preciso equilibrar no tamanho da porção. Além disto, o consumo do feijão com outros alimentos que são fermentados pelas bactérias no intestino, como ovo e repolho, podem intensificar estes sintomas. O ideal é evitar consumi-los na mesma refeição.

3. Os benefícios nutricionais do feijão estão apenas no grão?
O caldo do feijão contribui com menores quantidades de fibra quando comparado ao grão. Para preparações com o caldo do feijão como as sopas, por exemplo, recomenda-se bater o grão e o caldo juntos, para manter a casca, onde há maior concentração das fibras que ajudam no funcionamento do intestino, para deixar a preparação nutricionalmente mais completa.

4. É verdade que feijão só pode ser consumido com arroz?
O feijão é um alimento nutritivo e, portanto, pode ser combinado com diferentes ingredientes e preparações, não sendo regra o seu consumo sempre com o arroz. Receitas de sopa de feijão com macarrão e feijão com farinha já fazem parte do hábito de muitos brasileiros. Por isto, o feijão pronto para temperar é uma opção versátil para que o consumidor dê o seu tempero e crie novas receitas com seu toque especial.

Você sabia? 
Hoje, o feijão é uma preferência nacional: de cada 10 brasileiros, 7 consomem feijão diariamente. Existem aproximadamente 40 tipos de feijão, sendo o carioca o mais aceito em todo o país.

Fonte: Consultoria Equilibrium

 Gostou da matéria? Compartilhe nas redes sociais através dos botões abaixo

Comentários do Facebook

Gestor de restaurante? Clique aqui