Quem já cozinhou ou viu a mãe cozinhar uma lata de leite condensado na panela de pressão? Durante várias gerações essa foi uma sobremesa popular e recheio de incontáveis bolos de aniversário.

Outro dia alguém lembrou dessa receita e então resolvemos prepará-la para matar a saudade. Foi ai que o problema começou!

Primeiro porque nos dias de hoje não parece uma coisa muito sensata colocar uma lata dentro de uma panela de pressão por 20, 30 minutos. Confesso que mesmo tendo visto a minha mãe fazer isso diversas vezes fiquei um tanto apreensivo.

O outro problema foi comprar o leite condensado. Depois de visitar 3 supermercados diferentes e só encontrar latas com sistema de abertura fácil ou caixinhas de papelão, percebemos que não seria simples encontrado velho modelo de lata de leite condensado.

Quando já estava decidido a cozinhar a lata com abertura fácil e correr o risco de vê-la aberta dentro da panela de pressão ao final do cozimento, encontramos a boa lata tradicional em uma dessas padarias de bairro, ai foi só alegria!

Depois de cozinhar a lata tradicional resolvemos testar as outras versões e não é que é possível cozinhar o leite condensado com qualquer uma delas sem problemas, até mesmo aquela caixinha de papelão?!

No caso da lata com sistema de abertura fácil é só cozinhar normalmente, já a caixinha de papelão precisa de alguns cuidados a mais que eu explico em outro post.

Vamos à receita do Leite condensado na panela de pressão:

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado

Preparo

Passo1

Retire o rótulo de papel (se for o caso) da lata antes de colocar para cozinhar.

Passo2

Coloque a lata de leite condensado dentro de uma panela de pressão. Adicione água até um dedo acima da lata.
Feche a panela corretamente e leve-a ao fogo, assim que começar a soltar vapor comece a marcar o tempo de cozimento escolhido.

Passo3

Passado o tempo de cozimento, aguarde a panela perder a pressão naturalmente antes de abri-la. Retire a lata com a ajuda de um pegador, a lata estará muito quente.

Passo4

Deixe esfriar por 2 horas em temperatura ambiente antes de abrir, se estiver com muita pressa coloque a lata de molho em um recipiente grande com água, ela irá esfriar em 30 minutos. Só abra a lata se ela estiver bem fria, abrir a lata ainda quente pode causar sérias queimaduras devido à pressão interna.

Tempo de cozimento

O tempo de cozimento varia de acordo com o tipo de doce de leite que você quer, nós por exemplo gostamos dele bem claro:

  • 20 minutos  – Um doce de leite mole e bem claro.
  • 30 minutos – É o doce de leite mais comum, como aqueles vendidos em latas.
  • 40 minutos – Um doce de leite bastante consistente, ideal para rechear um rocambole.
  • 50 ou 60 minutos – Um doce de leite firme, este pode inclusive ser enrolado como um doce de festa.

Dicas

  • Retire o rótulo de papel somente para evitar um eventual entupimento da válvula da panela, não custa nada prevenir.
  • Lembre-se que o tempo de cozimento começa a contar a partir do momento que o vapor começa a sair da panela.
  • A lata com sistema de abertura fácil pode ser usada sem problemas, já a caixinha precisa de cuidados especiais.
  • Cuidado, muito cuidado ao abrir a lata, espere esfriar por no mínimo 2 horas para evitar acidentes.

Fonte: https://www.casalcozinha.com.br/receita/leite-condensado-na-panela-de-pressao/