Ferramentas de Diferenciação de Serviços no Restaurante

Ferramentas de Diferenciação de Serviços no RestauranteFerramentas de Diferenciação de Serviços no Restaurante

Em meio a competitividade do mercado é imprescindível a empresa  buscar formas de se diferenciar dos demais concorrentes. Desta forma deve-se compreender o que é realmente diferenciação e como pode gerar resultados para nossos restaurantes.

Segundo Porter (1990. p.111).

“Uma empresa diferencia-se da concorrência quando oferece alguma coisa singular valiosa para os compradores além de simplesmente oferecer um preço baixo. A diferenciação permite que a empresa peça um preço premio, venda um maior volume do produto por determinado preço ou obtenha benefícios equivalentes, como uma maior lealdade do comprador durante quedas cíclicas e sazonais.”

Desta forma buscar formas de gerar diferenciação constitui-se um forma e aumentar a lucratividade da empresa. È importante neste caso compreender que apesar de todos os serviços e empresa serem deferentes, um empresa e serviço é diferenciada quando oferece ao clientes algo que seja relevante. As principais formas de diferenciar um serviço são:

  • Oferta – Perceber qual são os desejos e as necessidades do clientes e oferecer serviços que superem sua expectativas, e facilitar o acesso do cliente ao serviços.

Ex: Já é comum em muitos restaurantes a existência de pesquisas de satisfação de clientela que permitem acompanhar a aceitação dos clientes pelos diversos produtos e serviço do restaurante, e dão aos gestores do restaurante subsídios para tomada de decisões acerca de produtos e serviços.

  • Entrega:  Buscar formas de  encantar os clientes na hora de “consumir” os serviços, aonde o momento da entrega se torne algo mágico e que marque a diferencie o momento,.

Ex: Bares temáticos, atendentes artistas (garçons cantores.)

  • Imagem – agregar a imagem da empresa como elemento de prestígio, que valorize os serviços aos olhos do cliente e se torne um fator de decisão de compra.

Ex: Usar e abusar de nossa marca em todas as oportunidade e elementos de comunicação de nossa empresa. (uniformes, pratos, guardanapos, mesas, muros, fachadas embalagens para entrega, Etc.)

OBS: Devemos pensar nisso ao buscarmos realizar qualquer atividade de venda e divulgação para os clientes de nosso restaurante!

Jonatas Mascarenhas
Proprietário da empresa Academia do Sabor, maitre; chefe de bar; instrutor; palestrante, organizador e consultor para restaurantes, hotéis, bares e similares (15) 99676-1656