Como ter um café da manhã saudável e nutritivo?

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café da manhã
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Muitos especialistas apontam o café da manhã como a refeição mais importante do dia. Ao terem uma boa noite de sono, as pessoas passam por um longo período de jejum e, por conta disso, é importante estar atento ao que comer e como se alimentar nas primeiras horas do dia. Além disso, o café da manhã fornece a energia fundamental para que você possa ter um dia saudável e com disposição.

 Ainda que o café da manhã precise ser nutritivo, ele também necessita ser saudável. Assim sendo, nem todos os alimentos são recomendados para você comer logo após acordar e logo após o jejum.

 Para ter uma dieta matinal equilibrada e saudável alguns tipos de alimentos tem uma função muito importante e podem ser de muita ajuda no combate e prevenção de doenças. As frutas, por exemplo são grandes aliados neste quesito. Por serem alimentos leves e possuírem uma grande quantidade de vitaminas, as frutas são o que há de melhor para se comer durante o café da manhã. Você pode optar por consumi-las de diferentes formas, quer como vitaminas e sucos, ou mesmo sólidas.

 O leite também é um alimento que deve fazer parte do café da manhã de qualquer pessoa que quer ter uma vida saudável. O cálcio presente no leite e em seus derivados é essencial para o desenvolvimento ósseo das crianças, ideal para prevenir doenças relacionadas durante a vida adulta e imprescindível para combater muitas das doenças dos idosos. Na hora de escolher qual tipo de leite beber, prefira as versões desnatadas e com menor teor de gordura.

 Os pães e os cereais são uma ótima fonte de energia. Além disso, eles são riquíssimos em carboidratos, o que colabora para uma sensação de saciedade mais rápida e evita que você coma demais e ganhe peso. Cereais como granola e aveia, por exemplo, são ricas fontes de vitaminas e fibras.

Coloque em sua mesa no café da manhã ovos, presunto, peito de peru, café preto e chás. Procure manter sempre a sua mesa diversificada e bastante colorida. Lembre-se, no entanto, que você deve consumir tudo com moderação, pois o exagero, assim como a falta, pode causar malefícios a sua saúde.

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