Como calcular a quantidade de massa

812
Anunciante

Quando vamos oferecer um jantar seja qual for a ocasião, o medo de faltar comida sempre nos assombra. Não sei o que é pior: deixar todos com fome servindo um delicioso prato que não dá nem para a largada ou ver todos se fartando com uma prato “mais ou menos” por falta de opção melhor.

O ideal mesmo é servir aquela receita, bem executada e com a quantidade calculada de forma a satisfazer todos os convidados sem desperdício. Para calcular a quantidade de massa  existe uma regra básica que normalmente funciona, a não ser que você esteja cozinhando para um time de futebol que acaba de chegar de uma partida com prorrogação…

Mais receitas você pode encontrar no nosso parceiro: https://www.casalcozinha.com.br/

Como calcular a quantidade de massa

Massas sem recheio

Se for servir massas sem recheio como espaguete e fusili calcule de 100g a 150g de massa crua por pessoa.

Massas recheadas

Este tipo de massa ganha menos peso durante o cozimento, por isso a quantidade ideal fica entre 200g e 250g de massa crua .

Massas Frescas

Massas frescas absorvem muito menos água, isso quer dizer que ganham muito menos peso se comparadas às massas secas. No caso de massas frescas dobre a quantidade se for sem recheio (200g a 300) e aumente em 50% se for recheada (300g a 375g). Para o molho siga a proporção tradicional.

Molho

Para o molho você deve calcular a metade ou 2/3 do peso da massa, ou seja, de 500g a 750g por quilo de massa. Lembre-se que massas menores ou aquelas perfuradas (como o penne) requerem mais molho.

Comentários do Facebook