Anunciante

Quem nunca ouviu a expressão: “ Olha essa barriguinha de cerveja”

Mas será que isso tem fundamento mesmo!? Será que a cervejinha do dia a dia é a vilã do acumulo de gordura abdominal?

Hoje vamos mostrar alguns fatos que derrubam esse mito. E ao contrário que muitos pensam a cerveja tem vários benefícios para nossa saúde. (Quando consumida com moderação)

Para começar vou informa-los que na média 100ml de cerveja tem 50 calorias e 100ml de vinho tem 85 calorias. Sabemos que normalmente a quantidade de cerveja consumida é maior que a de vinho.

Quando estamos num Bar ou Restaurante o que mais atrapalha na dieta são as comidas que acompanham a cerveja. Na maioria das vezes frituras de imersão ou carnes e queijos bastante gordurosos aliados a carboidratos em excesso.

O Vinho tem a fama de que, quando consumido com moderação, combate os radicais livres e também faz bem ao coração. Mas a cerveja faz tão bem ou até mais bem que o vinho.

  • A cerveja tem altos níveis de silício o que aumenta a saúde dos nossos ossos.
  • Mais de 100 estudos demonstraram queo consumo moderado de cerveja diminui o risco de ataques cardíacos e morte por doença cardiovascular em 25 a 40%.
  • Um ou dois copos por dia podem ajudar aelevar os níveis de HDL, o chamado “colesterol bom”, que ajuda a prevenir o entupimento das artérias.
  • Outros estudos americanos comprovam que o grande volume de água contido na cerveja ajuda e muito para manter as atividades dos Rins. Evitando em até 40% os cálculos renais.
  • Estudos Holandeses aprovam o aumento dos níveis de algumas vitaminas B6 e B12 além do ácido fólico.
  • A cerveja ajuda aprevenir os coágulos do sangue que bloqueiam o fluxo sanguíneo até o coração, pescoço e cérebro.
  • E para finalizar esse dado bem importante. Consumir cerveja moderadamenteprevine cerca de 26.000 mortes por ano, devido às menores taxas de doenças cardíacas, derrames cerebrais e diabetes.

Sendo assim, eu vou continuar a tomar uma cerveja de 330ml todo dia. Degustando os aromas, sabores, percepções e lapidando cada vez mais meu paladar. O jargão “Beba menos beba melhor” deveria ser usado pelas pessoas. Além dos benefícios a saúde, 1 garrafinha de cerveja traz um relaxamento após um dia de trabalho. E digo mais, já experimentaram tomar uma Cerveja de trigo (Weizenbier) após uma atividade física. É demais, além de muito refrescante repõe os sais minerais eliminados durante a atividade física.

Até a próxima!
Saúde!
Vinicius Colacioppo – Sommelier de Cervejas.