Azeite de Oliva: Seus benefícios e como utilizar

azeite de oliva

Quero compartilhar com vocês os benefícios e as maneiras corretas de usar este óleo produzido a partir da azeitona, fruto das oliveiras. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e que nos dias atuais está presente em quase todas as cozinhas do mundo.

Ele é o melhor exemplo que que nem toda gordura faz mal. É rico vitaminas e ácidos graxos monoinsaturados, que abaixam o colesterol ruim e aumentam o bom. Pode prevenir doenças e melhorar a pele. Além disso, por ser prensado a frio, o extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E.

Algumas dicas para utilizar o azeite corretamente:

  • O azeite deve ser aquecido em fogo moderado e não em fogo alto.
  • Nunca se deve deixar o azeite fumaçar, já que isso significa que se chegou a uma temperatura crítica e, portanto, propicia a formação de substância, sabores e odores indesejáveis
  • O azeite deve ser filtrado imediatamente depois de ser usado para evitar os restos de alimento que podem acelerar sua degradação.
  • O azeite de oliva pode ser reutilizado, uma vez que tenha se tomado todos os cuidados anteriores, até um máximo de cinco a seis frituras. O ideal é que seja reutilizado o menor número de vezes possível.

Espero que se você ainda não utiliza, comece a utilizar hoje, pois vale muito a pena.
Aqui no blog você encontra algumas receita com azeite de oliva, bom apetite!

Leia mais: http://www.amandocozinhar.com/2014/01/azeite-de-oliva-seus-beneficios-e-como.html#ixzz3Pyz3jTfU

Guia Chef
Apaixonados por gastronomia / contato@guiachef.com.br
Gestor de restaurante? Clique aqui