Como fazer um Cupcake

Aprenda a fazer todo tipo de Cupcake com uma receita Básica

Depois que os cupcakes surgiram, rapidamente viraram uma febre em todo o país e começaram a fazer parte cada vez mais da rotina das pessoas. A febre dos cupcakes começou como uma mania, mas hoje se tornou o meio de vida de muitas pessoas que se especializaram na criação desses divertidos e deliciosos bolinhos doces.

Os cupcakes trouxeram consigo um diferencial em comparação com outros doces do dia a dia, pois a diversão não fica na parte apenas de prová-los e saboreá-los, tudo começa logo no início na criação deles, onde não existe uma receita a ser seguida perfeitamente, mas sim deixar rolar solta a imaginação e personalizá-los de todas as maneiras que você conseguir imaginar.

Assim, mesmo para quem não tem muita afinidade com a cozinha e como funciona os preparos de um alimento, hoje vamos ensinar uma receita básica para fazer um desses bolinhos que viraram moda em todo o mundo.

Para os ingredientes, vamos pegar quantidade suficiente para 24 unidades de cupcake, a grande maioria dos ingredientes você provavelmente terá dentro de casa mesmo, mas se não tiver, em qualquer mercado é possível encontrar. Segue a lista:

  • 1 colher (sopa) de baunilha – 12ml
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó – 12g
  • 220ml de leite
  • 4 ovos
  • 350 gramas de açúcar refinado
  • 220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
  • 350 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 2 gramas de sal

Com os ingredientes em mãos, é hora de pôr a mão na massa e começar a prepará-los. Siga as instruções passo a passo:

  1. Na tigela da batedeira coloque açúcar refinado e a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar no ponto esbranquiçado.
  2. Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata.
  3. Em outra tigela, adicione a baunilha no leite e reserve.
  4. Em outra tigela coloque a farinha de trigo sem fermento mais o fermento em pó, o sal e misture.
  5. Adicione à massa do cupcake, um pouco da farinha, um pouco do leite e misture levemente.
  6. Adicione o restante da farinha e do leite.
  7. Mexa levemente e a massa estará pronta.
  8. Quando a massa ficar homogênea, é a hora de preencher as forminhas. Coloque as forminhas de papel posicionadas sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa.
  9. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, mas verifique de tempos em tempos, pois o tempo pode depender de forno para forno. Prefira fornos de aço inox, pois tem uma qualidade e durabilidade melhor se comparado aos fornos comuns de cozinha.

Depois de pronto, você terá em mãos a massa pronta dos cupcake, é aí que entra a melhor parte que é a de decorá-los e incrementá-los com diversos recheios, coberturas, confetes e granulados, tudo vai de acordo com a sua vontade, não existe um manual para se seguir, a verdadeira graça está em criar as suas próprias combinações para depois experimentar o resultado final.

Para algumas ideias de recheios e coberturas, confira algumas dicas interessantes:

Para o recheio: Para rechear o seu cupcake, basta fazer um furo no bolinho, colocar o recheio e depois tampar com a própria massa dele.  Brigadeiro, geleia, cremes, doce de leite, enfim, qualquer uma das coisas que você goste são todas ótimas opções para rechear o seu bolinho.

Para a Cobertura: chocolate preto e branco, chantilly branco e colorido são as melhores opções para os iniciantes em cupcake. Depois, para finalizar, você pode estar usando granulado, coco, confeitos coloridos, pedaços de granulado, confetes, etc.