11 dicas para as fotos dos alimentos darem água na boca

8
Anunciante

O cardápio é a vitrine do estabelecimento e deve ser convidativo. As Técnicas de Vendas e Engenharia do Cardápio utilizadas no Cardápio Goomer devem ser aliadas as descrições e imagens dos alimentos para que deem água na boca dos clientes. As fotografias devem ser mais bonitas que o prato em si. Se a foto for amadora, o efeito pode ser contrário.

A editora e fotógrafa do Digital Photography School, Darlene Hildebrandt, da algumas dicas de como extrair a melhor fotografia dos alimentos.

1. Escolha os ingredientes mais frescos

Se a casca/pele do alimento está enrugada, com marcas ou danificada de alguma forma, substitua o ingrediente por outro mais bonito ou mude o ângulo para não se ver o lado que está ruim. Isso parece óbvio mas pode ser facilmente esquecido. Você geralmente vai fotografar bem de perto e mesmo as mais pequenas imperfeições se tornam visíveis. Verifique os ingredientes de perto e seja bem criterioso na hora da compra.

2. Iluminação é tudo

A iluminação é a principal ferramenta para deixar as fotografias apetitosas. Ela é também responsável por permitir que o vapor no alimento apareça na imagem. O vapor ou a fumaça terão destaque quando iluminado por trás.

Observe abaixo que a segunda fotografia é bem mais apetitosa quando comparando com a primeira, e a única diferença é o ângulo da iluminação. A luz que vem de trás para a frente do alimento faz com que a salada pareça mais nídida e fresca. A primeira aparenta ser plana e não tão atrativa.

Iluminação feita pela frente e lado direito da câmera. Note como parece plano o prato.
Iluminação por detrás faz com que a salada brilhe mais e pareça mais apetitosa para os olhos.

3. Mantenha o cenário simples

Retire as coisas de cima da mesa que não são necessárias, que podem distrair a atenção para o prato. Se o prato não é atrativo por si só, mostre apenas uma parte dele.

Uma sopa, por exemplo, pode não ser atraente visualmente. Neste caso, complemente com alguns acessórios e em caso de dúvida lembre-se que quanto menos acessórios, melhor.

4. Use acessórios simples, incluindo ingredientes crus

Pratos simples, talheres, alimentos crus, entre outros, são considerados bons acessórios para a fotografia. Utilize pratos e tigelas não padronizadas, para manter o destaque no alimento.

Se você não tem acessórios, utilize pedaços de alimentos crus

5. Mostre o antes e o depois

Mostrar os passos de preparo do alimento ou bebida, incluindo o corte, na panela ou alguma outra parte processo ajudam as pessoas a entender a imagem final. Mostre uma imagem antes e uma depois do processo, ou o passo a passo. Isso funciona bem quando algo não parece tão grandioso quanto é.

A sopa ainda em preparo mostra bem os ingredientes que a compõe
Após o preparo ela não se parece muito com o que era antes. Assim, use o antes e depois, além dos ingredientes crus para ajudar no apelo.

6. Mostre ele cozinhando

Para itens com a mesma características da dica 5, mostrar apenas o alimento em preparo as vezes é melhor que mostrar o produto final.

7. Adicione um elemento humano

Adicionar uma mão mexendo o recipiente ou segurando o prato permite mostrar escala e adiciona o elemento humano que é muito mais apelativo e real para quem está visualizando.

Na panela e com o elemento humano

8. Não cozinhe por completo

Quando carnes e legumes são cozidos por completo eles ainda se mantêm em estado de cocção após removidos do calor. Então, para mantê-los com aparência suculenta remova-os do fogão ou forno um pouco mais cedo – tire as fotos, e então ponha-os de volta para terminar a cocção. Isso vai ajudar a não deixar-los com aparência mucha e passada.

9. Mantenha os pratos limpos

Outra dica que parece óbvia, mas é importante reforçar. Os pratos e acessórios que vão os alimentos e bebidas precisam estar completamente intocados, limpos e livres de manchas. Quando você vai tirar a foto de perto, como quase todas requerem, qualquer imperfeição vai aparecer e dar impressão que o prato está bagunçado ou incompleto.

Observe que a tigela não está totalmente limpa. Não da impressão de bagunçado?

10. Varie o ângulo da camera

Tente diferentes ângulos quando estiver fotografando. Diretamente de cima, inclinado, da borda do prato ou mesa, entre outras. Seja criativo e tente mostrar o prato de visões diferentes das que as pessoas estão acostumadas a ver.

Um pouco inclinado e na diagonal deixa a foto mais interessante. Observe a iluminação por detrás novamente.

11. Adicione um pouco de azeite

Para fazer os legumes brilharem, pincele-os com um pouco de azeite oliva, ou misture a salada com água. Isto vai fazer parecer fresco.

Esses legumes foram marinado em azeite e ervas, observe como elas brilham mais
Fonte: www.goomer.com.br

Comentários do Facebook